Dicas e Curiosidades

Tipos de Papel para Impressão:

O impacto visual causado por um impresso está diretamente relacionado ao papel utilizado em sua produção. A indústria papeleira fornece ao mercado inúmeros tipos e qualidades de papéis em formatos diversos. Conheça abaixo um pouco das variedades de papéis mais comuns no mercado.


Tipos mais utilizados:


Duplex 250 g
Supremo 250 g
Triplex 300 g


Papel Couché:


Suas características básicas são o brilho e a lisura de suas folhas. Outra característica marcante é a sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.


Gramaturas mais utilizadas:


Couché Brilhante: Couché Fosco:


90/100 g 90/100 g
120 g 120 g
150 g 150 g
180 g 180 g
250 g 250 g


Fique de olho: quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele é.


Papel Off-Set:


Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).


Gramaturas mais utilizadas:


90 g
120 g
150 g
180 g
240 g


Papel para Impressão Rotativa:

Na impressão rotativa são utilizados papéis de baixas gramaturas para se obter um preço melhor, já que o sistema de rotativa atende o mercado de grande tiragens. São utilizados para fazer tablóides, revistas e folhetos.


Tipos mais utilizados:


LWC 60 g
Couché 65 g
Off-set 75/90 g
Couché 95/100g